sábado, 28 de setembro de 2013

Roteiro de Ser humano e Saúde

SER HUMANO E SAÚDE
Caderno do Aluno 7°ano Volume 4
Situação de Aprendizagem 4
Verminoses
Tempo previsto: 6 aulas
Conteúdos:  agravos à saúde humana – Ancilostomíase e principais medidas de prevenção.
Habilidades
Reconhecer a saúde como bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças.
Ler e interpretar textos e imagens.
Reconhecer determinantes e condicionantes de uma vida saudável (alimentação, moradia, saneamento, meio ambiente, renda, trabalho, educação, transporte, lazer etc.) com base em textos e/ou ilustrações.
Propor ações para melhorar a qualidade de vida de uma determinada população.
Reconhecer argumento e propostas que expressem a visão de que saúde é um bem pessoal que deve ser promovido por meio de diferentes ações (individuais, coletivas e governamentais), com bases em textos.
Representar e/ou explicar fenômenos que aparecem nos ciclos de transmissão das verminoses mais comuns, bem como as medidas para preveni-las.
Estratégias de ensino
Sondagem
Levantamento de conhecimentos prévios sobre a doença “ancilostomíase” (amarelão), através de perguntas tais como:
Alguém conhece alguma pessoa que teve ou tem o amarelão?
Vocês sabem como se pega essa doença?
Essa doença tem alguma coisa a ver com a higiene e o modo de vida das pessoas?
Alguém já foi em sítio ou chácara?
Como é o saneamento básico nestes lugares?
Tem água encanada ou a água vem do poço?
Tem tratamento de esgoto?
Alguém gosta de andar descalço?

Pesquisa
Os alunos serão levados para a sala de informática para realizar uma pesquisa orientada pela professora sobre a doença ancilostomíase, onde elas irão procurar pelo agente causador, ciclo da doença, sintomas, tratamento e prevenção.
Leitura compartilhada, orientada e discussão
O professor irá entregar uma cópia do resumo da história do Jeca Tatu e também da ilustração do ciclo da doença.

Resumo da história Jeca-Tatu
Jeca-Tatu era um caboclo que vivia no campo na maior pobreza.
Sua rotina baseava–se em ficar o dia inteiro sem fazer tarefa alguma, fumando seu cigarro de palha, bebendo sua pinga e observando o dia passar.
Sua roupa parecia um trapo e andava o tempo todo descalço.
Possuía algumas pequenas plantações que garantiam seu próprio sustento.
Havia também próximo a sua casa um ribeirão, onde podia pescar. As pessoas tinham uma péssima imagem do Jeca, bêbado e preguiçoso.
Quando perguntavam porque ele vivia desse jeito, respondia:
- Não vale a pena fazer coisa alguma! Bebo para esquecer as desgraças da vida.
Um dia um médico passou em frente a casa e espantou- se com tanta miséria.
Percebendo que o caboclo estava amarelado e muito magro, resolveu examiná- lo.
Jeca disse a ele que sentia muito cansaço e dores pelo corpo.
O médico constatou que tratava-se de uma doença chamada de ancilostomose, o amarelão.
Explicou que tal doença era causada por pequenos vermes que entravam no seu corpo através da pele, principalmente da perna e dos pés.
Receitou-lhe então remédios e um par de botas.
Meses depois do tratamento, Jeca já era outra pessoa. A moleza tinha desaparecido e ele passava o dia inteiro trabalhando. Arrumava a casa, plantava, pescava, carregava madeira, cuidava do gado. Não exagerava mais na bebida.

Ninguém mais o reconhecia, trabalhava tanto que até preocupava as pessoas.

Ele, a mulher e os filhos andavam agora calçados, para evitarem a doença.
Com isso, a fazenda prosperou e Jeca-Tatu tornou-se um homem muito respeitado.




Problematização
História em quadrinhos
Nesta situação de aprendizagem o problema será colocado dentro da história em quadrinhos, onde o aluno irá relatar através da ilustração os problemas enfrentados pelo personagem e também propor meios para tratar e evitar a doença.

Desta forma os alunos deverão elaborar uma história em quadrinhos relatando as condições de vida do Jeca Tatu, porque ele contraiu esta doença, o ciclo da doença, medidas de prevenção, tratamento e sintomas da doença.
Avaliação
A avaliação acontecerá durante toda a situação de aprendizagem, a pesquisa, as anotações, a participação, a ilustração da história em quadrinhos.
Recuperação
Os alunos responderão algumas questões sobre a ancilostomíase e a história do Jeca tatu.
Observe a imagem:

''Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, mais de 1,3 bilhão de pessoas no planeta (sobretudo nas regiões tropicais e subtropicais) estão infectadas pelo ancilóstomo e 65 mil morrem devido à anemia associada à doença. Popularmente conhecida como Amarelão, a enfermidade tornou-se célebre graças a Monteiro Lobato, quando este criou o personagem Jeca Tatu - caipira chamado por todos de preguiçoso, sempre pálido, mas que ao se descobrir doente de Amarelão, trata-se, cura-se e torna-se fazendeiro rico.'' (http://www.fiocruz.br/ccs/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=6&infoid=290)
Responda:
a)    Por que o Jeca Tatu tem “preguiça” e tem coloração amarelada? Explique sua resposta.
b)    Descreva o ciclo do amarelão.
c)     Como podemos prevenir o contágio por esta doença?
Recursos didáticos
Sala multimídia.
Textos e imagens retirados da internet;
 Folhas de sulfite; lápis de cor; Lousa; Caderno; giz.

Professoras: Rosana Aguiar, Geovana Tonon, Vagda e Patrícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário