SER HUMANO E SAÚDE
Caderno do Aluno
7°ano Volume 4
Situação de
Aprendizagem 4
Verminoses
Tempo previsto: 6 aulas
Conteúdos: agravos à saúde humana – Ancilostomíase e
principais medidas de prevenção.
Habilidades
Reconhecer a saúde
como bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças.
Ler e interpretar
textos e imagens.
Reconhecer
determinantes e condicionantes de uma vida saudável (alimentação, moradia,
saneamento, meio ambiente, renda, trabalho, educação, transporte, lazer etc.)
com base em textos e/ou ilustrações.
Propor ações para
melhorar a qualidade de vida de uma determinada população.
Reconhecer argumento
e propostas que expressem a visão de que saúde é um bem pessoal que deve ser
promovido por meio de diferentes ações (individuais, coletivas e
governamentais), com bases em textos.
Representar e/ou
explicar fenômenos que aparecem nos ciclos de transmissão das verminoses mais
comuns, bem como as medidas para preveni-las.
Estratégias de ensino
Sondagem
Levantamento de
conhecimentos prévios sobre a doença “ancilostomíase” (amarelão), através de perguntas
tais como:
Alguém conhece alguma
pessoa que teve ou tem o amarelão?
Vocês sabem como se
pega essa doença?
Essa doença tem
alguma coisa a ver com a higiene e o modo de vida das pessoas?
Alguém já foi em
sítio ou chácara?
Como é o saneamento
básico nestes lugares?
Tem água encanada ou
a água vem do poço?
Tem tratamento de
esgoto?
Alguém gosta de andar
descalço?
Pesquisa
Os alunos serão
levados para a sala de informática para realizar uma pesquisa orientada pela
professora sobre a doença ancilostomíase, onde elas irão procurar pelo agente
causador, ciclo da doença, sintomas, tratamento e prevenção.
Leitura compartilhada, orientada e discussão
O professor irá
entregar uma cópia do resumo da
história do Jeca Tatu e também da ilustração do ciclo da doença.
Resumo da história Jeca-Tatu
Jeca-Tatu era um
caboclo que vivia no campo na maior pobreza.
Sua rotina baseava–se
em ficar o dia inteiro sem fazer tarefa alguma, fumando seu cigarro de palha,
bebendo sua pinga e observando o dia passar.
Sua roupa parecia um
trapo e andava o tempo todo descalço.
Possuía algumas
pequenas plantações que garantiam seu próprio sustento.
Havia também próximo
a sua casa um ribeirão, onde podia pescar. As pessoas tinham uma péssima imagem
do Jeca, bêbado e preguiçoso.
Quando perguntavam
porque ele vivia desse jeito, respondia:
- Não vale a pena
fazer coisa alguma! Bebo para esquecer as desgraças da vida.
Um dia um médico
passou em frente a casa e espantou- se com tanta miséria.
Percebendo que o
caboclo estava amarelado e muito magro, resolveu examiná- lo.
Jeca disse a ele que
sentia muito cansaço e dores pelo corpo.
O médico constatou
que tratava-se de uma doença chamada de ancilostomose, o amarelão.
Explicou que tal
doença era causada por pequenos vermes que entravam no seu corpo através da
pele, principalmente da perna e dos pés.
Receitou-lhe então
remédios e um par de botas.
Meses depois do
tratamento, Jeca já era outra pessoa. A moleza tinha desaparecido e ele passava
o dia inteiro trabalhando. Arrumava a casa, plantava, pescava, carregava
madeira, cuidava do gado. Não exagerava mais na bebida.
Ninguém mais o
reconhecia, trabalhava tanto que até preocupava as pessoas.
Ele, a mulher e os
filhos andavam agora calçados, para evitarem a doença.
Com isso, a fazenda
prosperou e Jeca-Tatu tornou-se um homem muito respeitado.
Fonte: http://www.ibb.unesp.br/departamentos/Educacao/Trabalhos/obichoquemedeu/ancilostomose_jeca_tatu.htm
Problematização
História em quadrinhos
Nesta
situação de aprendizagem o problema será colocado dentro da história em
quadrinhos, onde o aluno irá relatar através da ilustração os problemas
enfrentados pelo personagem e também propor meios para tratar e evitar a
doença.
Desta forma os alunos
deverão elaborar uma história em quadrinhos relatando as condições de vida do
Jeca Tatu, porque ele contraiu esta doença, o ciclo da doença, medidas de
prevenção, tratamento e sintomas da doença.
Avaliação
A avaliação
acontecerá durante toda a situação de aprendizagem, a pesquisa, as anotações, a
participação, a ilustração da história em quadrinhos.
Recuperação
Os alunos responderão
algumas questões sobre a ancilostomíase e a história do Jeca tatu.
Observe a imagem:
''Segundo dados da
Organização Mundial de Saúde, mais de 1,3 bilhão de pessoas no planeta
(sobretudo nas regiões tropicais e subtropicais) estão infectadas pelo ancilóstomo
e 65 mil morrem devido à anemia associada à doença. Popularmente conhecida como
Amarelão, a enfermidade tornou-se célebre graças a Monteiro Lobato, quando este
criou o personagem Jeca Tatu - caipira chamado por todos de preguiçoso, sempre
pálido, mas que ao se descobrir doente de Amarelão, trata-se, cura-se e
torna-se fazendeiro rico.'' (http://www.fiocruz.br/ccs/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=6&infoid=290)
Responda:
a)
Por
que o Jeca Tatu tem “preguiça” e tem coloração amarelada? Explique sua
resposta.
b)
Descreva
o ciclo do amarelão.
c)
Como podemos prevenir o contágio por esta
doença?
Recursos didáticos
Sala multimídia.
Textos e imagens retirados
da internet;
Folhas de sulfite; lápis de cor; Lousa; Caderno;
giz.
Professoras: Rosana Aguiar,
Geovana Tonon, Vagda e Patrícia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário