Roteiro da
Situação
Todo o conteúdo a ser trabalhado está relacionado aos
movimentos da terra, enfatizando as estações do ano e a sucessão de dias e
noites. O material sugerido é o planetário, slides com esquemas e figuras. Os
conceitos aqui trabalhados iram ajudar a compreender as mudanças climáticas.
MOVIMENTO
ORBITAL DA TERRA E AS ESTAÇÕES DO ANO 7 série/ 3º bimestre
Conteúdos e Temas: Movimento de translação da terra em torno do Sol; estações do ano; inclinação do eixo de rotação e a incidência de luz na superfície da Terra relacionando o horário de verão.
Tempo
previsto: 4 aulas
Competências
e Habilidades: Utilizar modelos
explicativos (planetário), para compreender e explicar os movimentos de rotação
e translação tendo como consequência a sucessão de dias e noites e as estações
do ano. A partir de conhecimentos sistematizados ler interpretar, desenhar e
reescrever os dados e as informações obtidas dos movimentos da Terra, Estações
do ano e sucessão de dias e noites e economia de energia (sustentabilidade).
Estratégias: Levantamento de conhecimentos prévios por meio de
questões; utilização do planetário para visualização e interpretação do
conteúdo citado acima; debate em grupo e leitura e interpretação de slides,
desenhos e gráficos.
Recursos: Planetário, Datashow, bola de isopor, tesoura,
lanterna e canetinha.
Sondagem:
Perguntar
a classe Se a Terra se movimenta? Quais
são os movimentos da Terra? E o que esses movimentos ocasionam?
Problematização:
1-) Como é possível a sucessão entre dias e noites?
2-) Quais os fatos levam a ocorrer as estações do ano?
Contextualização: Discussão das hipóteses elaboradas pelos alunos no
conhecimento popular fazendo a transição para o conhecimento científico.
Conflito:
Construção de uma maquete para fixar o entendimento do conteúdo.
Busca de dados de
forma diversificada: Utilização da internet para pesquisar o Sol da meia noite,
Solstícios (inverno e verão) e Equinócios (primavera e outono), livros didáticos,
e artigos científicos.
Sistematização: Discussão e interpretação de slides utilizando dicionários, gráficos,
tabelas e imagens para a compreensão da inclinação do eixo e suas
consequências.
Avaliação:
ü Atividades propostas com análise de esquemas e
figuras.
ü Avaliar a participação individual e o desempenho
durante as discussões.
ü Elaborar uma dissertação sobre todo o conteúdo
estudado.
Recuperação:
ü Revisão do conteúdo
ü Elaboração de um texto contendo todo o conteúdo
trabalhado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário