INTRODUÇÃO: Objetivo
desta atividade propor para os alunos entender os conceitos básicos de
Astronomia, como rotação e translação e identificar todos os planetas do
sistema solar e o satélite da Terra (a Lua).
As habilidades e competências que serão desenvolvidas ao longo do tema
tralhado está voltado para que o aluno reconheça e empregue a linguagem
científica na denominação de astros como planeta; construir uma visão espacial
inicial por meio de delimitação dos astros pertencentes ao Sistema Solar e da
comparação de seus tamanhos e distâncias relativas.
Conteúdos
- Componentes do sistema
solar.
- Movimentos (translação e
rotação) de alguns astros do sistema solar.
- Localização e comparação
relativa de características físicas dos planetas.
Material
necessário
Slides coloridos com
desenhos e fotos em PowerPoint gravados em DVD, vídeos gravados em DVD,
aparelhos de TV e de DVD, globo terrestre, esfera pequena de isopor e lanterna,
sala de informática.
1ª
aula
Introduzir o assunto
questionando aos alunos o que eles conhecem sobre o sistema solar. À medida que
eles forem se manifestando, anotar no quadro-negro palavras-chave que serão
retomadas mais à frente. Conhecimentos trazidos pela turma podem conter erros
ou imprecisões. Com frequência, o senso comum predomina no campo da astronomia.
Não deixar de anotar também esses saberes para desmistificá-los e revê-los ao
longo da atividade.
2ª
aula
Projeção de slides
disponíveis em www.nasa.gov/multimedia/index.html, mostrando os diferentes
astros que compõem o nosso sistema solar. Junto com a apresentação das imagens
pode ser realizado perguntas para a turma sobre cada uma delas e também
comentários. Registrando sempre às informações registradas no quadro-negro e fazendo
com que as imagens levem todos a rever e ampliar as informações que tinham até
então. Dar um tempo para que eles façam registros.
Sol - Ao mostrar a imagem
desse astro, lembre-se que ele fornece a luz que chega à Terra e permite que
haja vida. Por ter luz própria, ele é considerado um astro luminoso (todos os
demais astros do sistema solar são astros iluminados). Registre esses conceitos
no quadro enquanto explica. Em seguida, pergunte que outros astros eles
conhecem, além do Sol, que também sejam luminosos. É provável que eles citem a
Lua, por ela "brilhar" em diversas noites. Antes de comentar o erro,
passe para o slide seguinte.
Lua - Exiba o slide e, com o
globo terrestre e a esfera pequena de isopor, simule o movimento de órbita da
Lua, pedindo que os alunos o reproduzam no caderno. Desenhe o mesmo no quadro e
peça que comparem com o que haviam feito. Explique que a Lua é um satélite
natural da Terra e não possui luz própria. Mostre as crateras que existem nela.
Pergunte se alguém sabe quem foi o primeiro homem a descrevê-las, assim como as
montanhas que observava. Se ninguém souber, diga que foi Galileu Galilei
(1564-1642) que fez isso com um rudimentar telescópio. Por fim, lance a
pergunta: como as crateras lunares foram formadas?
Asteroides - Comente que
eles são corpos celestes muito pequenos, que orbitam em torno do Sol. Retorne
ao slide sobre as crateras da Lua e associe aos asteroides.
Meteoritos - Recebem esse
nome os asteroides que chegam à superfície da Terra. Devido ao atrito com a
atmosfera, esses fragmentos aparecem como riscos no céu, as populares
"estrelas cadentes".
Cometas - Esses astros são
constituídos principalmente por fragmentos de rochas, gases e água congelada e
também aparecem, de tempos em tempos, cortando o céu.
3ª
aula
Continuar apresentando os
slides, fazendo perguntas e comentários com base nas respostas deles e no que
as imagens revelam.
Planetas - Mostre uma imagem
com todos os planetas do sistema solar (em escala de tamanho) e a representação
das órbitas em torno do Sol. Introduza o conceito de translação. Nomeie os
planetas e comente a proporção das distâncias deles em relação ao Sol. Há
simulações em www.youtube.com. Faça perguntas sobre os planetas com ênfase nas
características observáveis nas imagens. Como deve ser a atmosfera de Mercúrio?
Como saber que as atmosferas de Vênus e da Terra não são iguais? Qual o maior
planeta? E o menor? Em seguida, mostre os demais slides, questionando os
estudantes e levando-os a observar algumas características.
Mercúrio - Planeta mais
próximo do Sol e também o menor do sistema solar. Quase não possui atmosfera.
Vênus - Tem uma atmosfera
coberta por nuvens, formada por uma vasta planície, entremeada de regiões
montanhosas, crateras e picos altos, sem chance de possuir vida como
conhecemos.
Terra - Tem três quartos da
superfície cobertos por água. A atmosfera é rica em oxigênio e nitrogênio e o
clima é ameno, em média 15 ºC, o que permite a existência de vida como a
conhecemos hoje. Indague sobre o movimento que ela faz em torno do próprio
eixo. Explique que ele é chamado de rotação, que dura cerca de 24 horas e
permite que haja os dias e as noites. Simule o movimento utilizando o globo
terrestre. É possível fazer isso pedindo que um aluno mantenha acesa uma
lanterna paralela à mesa em que está o globo terrestre, próxima a este. Execute
o movimento anti-horário de rotação da Terra e vá perguntando se é dia ou
noite, naquele momento, em determinado continente.
Marte - Possui extensas
áreas cobertas por gelo (água congelada) nos polos, como na Terra, e "gelo
seco" (gás carbônico congelado). Sua atmosfera é basicamente composta de
gás carbônico.
Júpiter - O maior planeta do
sistema solar, tem massa superior cerca de 2,5 vezes à massa de todos os demais
planetas juntos.
Saturno - O segundo maior
planeta do sistema solar e um dos mais belos astros, devido aos seus anéis
(constituídos por finas poeiras, blocos de rochas e gelo), além dos vários
satélites que possui.
Urano - O terceiro maior
planeta em volume do sistema solar. Sua cor é azul-pálido na superfície. Seus
anéis parecem estar de pé em relação ao plano de sua órbita.
Netuno - É o mais distante e
o menor dos planetas gigantes. Tem os ventos mais fortes do sistema solar,
podendo alcançar 2.160 quilômetros por hora.
Planetas anões - Pergunte
por que recebem esse nome. Explique que eles são parecidos com os planetas em
formato e por girarem em torno de uma estrela. No entanto, a órbita deles é
influenciada por outros astros, o que os classifica como planetas-anões. Indague
se eles sabem o nome de algum. Hoje são conhecidos Éris, Ceres, Makemake e
Plutão. Este já foi considerado o nono e mais distante planeta do sistema
solar. É um astro bem pequeno, com massa 380 vezes menor que a da Terra e menor
que a nossa Lua. Como a órbita de Plutão é muito próxima à de Netuno, ela sofre
a influência dele, alterando sua trajetória, motivo pelo qual foi rebaixado
para essa categoria de planetas.
4ª
aula
Peça que os alunos façam uma
síntese de cada um dos slides baseados nas apresentações e discussões em
sala. Essa síntese deve ser feita por
meio de uma frase que apresente a ideia principal do slide. Esse fechamento
será importante para a avaliação final. Levar os alunos na sala de informática
para conhecer o site e fazer uma relação com que aprendemos em sala de aula. http://www.noas.com.br/ensino-fundamental-2/geografia/sistema-solar/
Avaliação
Apresente algumas das
imagens vistas em aula e peça que, com elas, os estudantes montem uma
apresentação em PowerPoint, incluindo legendas. Para isso, eles devem utilizar
as anotações feitas em aula. Eles podem fazer isso em pequenos grupos,
organizando primeiro a sequência de imagens e em seguida elaborando as legendas
para cada uma delas.
Caso a escola possua
recursos, acrescente às apresentações em PowerPoint arquivos de áudio para a
sonorização enquanto as imagens são passadas. Converse com os professores de
Arte e com o responsável pelo laboratório de informática, se houver, para
auxiliar a turma.
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